Search: The Web Tripod     Charlotte's Web
share this page Share This Page  report abuse Report Abuse  build a page Edit your Site  show site directory Browse Sites  hosted by tripod
    « Previous | Top 100 | Next » hosted by tripod
Lisboa - Câmara Municipal
Informação Institucional
Pesquisa
Pesquisar Mapa do Site
Assembleia Municipal de Lisboa
Site de Ideias
Email do Munícipe
Mapa de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Contactos
Notícias
Eventos/Iniciativas
Programações
Agenda Cultural

 Serviços On-line
 Consultas On-line
 Formulários On-line
 Publicações On-line
 Regulamentos On-line

Centro de Atendimento ao Munícipe: centralize os contactos com a CML utilizando este número ao seu dispor 24 horas por dia.

 Polícia Municipal
 Empresas Municipais
 Protecção Civil
 Bombeiros

 Bibliotecas/Arquivos
 Teatros
 Galerias
 Outros Equipamentos e Serviços Culturais
 Espaços Verdes




Serviços On-Line Informações Sobre Lisboa Ligações Importantes
Notícias

2005-06-28
Presidente da CML determina suspensão da demolição da casa de Almeida Garrett

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes, deu hoje ordem de suspensão da demolição da casa onde viveu Almeida Garrett, sita na Rua Saraiva de Carvalho, números 66 e 68. Esta decisão foi tomada após uma visita ao local e após uma reunião com a vereadora do Urbanismo, Eduarda Napoleão, e a vereadora da Cultura, Maria Manuel Pinto Barbosa.
 
Recorde-se que este imóvel esteve vários anos devoluto, sem que o proprietário do imóvel e qualquer entidade a nível local e central tivessem feito alguma coisa para alterar esta situação, o que levou à sua profunda degradação, servindo, inclusivé, de refúgio a sem-abrigo.
 
Por outro lado, quando a Câmara Municipal de Lisboa recebeu o pedido de demolição do proprietário do imóvel, o Instituto Português do Património Arquitectónico informou a autarquia que o imóvel não era objecto de qualquer tipo de classificação ou protecção especial. Meses depois, o Ministério da Cultura, mantendo a posição assumida pelo IPPAR de não classificar o imóvel, recomendou à Câmara, se assim o entendesse, que o classificasse como de Interesse Municipal.
 
Na altura foi dito pela vereadora do Urbanismo, Eduarda Napoleão, que a classificação municipal desta casa não tinha efeitos retroactivos pois a aprovação do novo projecto para aquele local, que incluía a demolição da Casa onde viveu Almeida Garrett, foi decidida com base na primeira informação do IPPAR e a recomendação do Ministério foi entregue à CML após esta decisão. A Câmara Municipal de Lisboa defendeu como solução que fosse o próprio Ministério da Cultura a adquirir a casa, até porque, como é público, o proprietário do imóvel era um Ministro do mesmo Governo.
 
Após um tempo de espera para que houvesse uma solução do Ministério da Cultura para que esta situação se alterasse, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa deu ordem de suspensão, nos termos da lei, da demolição do imóvel porque entende que a casa onde viveu Almeida Garrett não deve ser demolida.
 
O presidente da Câmara considera, por uma questão de bom senso, que a utilização futura deste edifício deverá ser decidida pelo próximo Presidente da Câmara de Lisboa.
 
Pedro Santana Lopes quis, com esta decisão, garantir a preservação do imóvel, permitindo ainda que o Município possa decidir em conjunto com os moradores de Campo de Ourique e com os defensores da “Casa Almeida Garrett” uma solução para o futuro da Casa onde viveu tão destacado vulto da Cultura Portuguesa.



Voltar

Outras Notícias
2006-01-11


Ver Mais

2006-01-10


Ver Mais

2006-01-10


Ver Mais



Outras Notícias
2006-01-12


Ver Mais

2006-01-06


Ver Mais






   
Câmara Municipal de Lisboa - Paços do Concelho - Praça do Município - 1100-365 Lisboa
Tel: +351 213 227 000 - Fax: +351 213 227 008 - E-mail: geral@cm-lisboa.pt
Site gerado por Vector21 Site Dinâmico