Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
Edição Papel
Director: Miguel Coutinho
Director Adjunto: Raul Vaz
Subdirectores: António Perez Metelo, João Morgado Fernandes e Pedro Rolo Duarte
Lisboa
05.02.05
dn.homepage » dn.artes

iniciativa
Entregue petição pela casa de Garrett

O recém-criado movimento Fórum Cidadania Lisboa entregou ontem à Câmara de Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e Instituto Camões uma petição, subscrita por mais de 2300 pessoas, contra a demolição da casa onde viveu e morreu Almeida Garrett, em Campo de Ourique.

"São cerca de 2300 assinaturas de lisboetas, portugueses e estrangeiros que consideram um crime a demolição do edifício", situado na Rua Saraiva de Carvalho, 66 a 68, sublinham, em comunicado, os promotores da iniciativa. A entrega desta petição coincidiu, de resto, com uma data simbólica a da passagem do 206.º aniversário do nascimento do escritor.

À Lusa, fonte camarária adiantou que a autarquia aguarda parecer dos seus serviços de Património Cultural sobre o valor do imóvel para emitir uma decisão. Em Outubro, a vereadora do Urbanismo, Eduarda Napoleão, afirmara ter suspendido a autorização de demolição e que havia solicitado parecer ao Departamento de Cultura.

No documento agora entregue é pedido à autarquia que "promova a utilização da casa como espaço cultural condizente com a vida e obra de Garrett". Os signatários lembram ainda que o edifício tem "características arquitectónicas, de memória e de inserção naquela artéria e naquele bairro de Lisboa que justificam a sua classificação pelo IPPAR, garantindo, assim, um instrumento legal que assegure condições para o seu aproveitamento futuro e a sua fruição".
HOMEPAGE DN NEGÓCIOS FICHA TÉCNICA CONTACTO CARTÃO GN CLASSIFICADOS

Copyright @ 1995/2005 Global Notícias, SA
Todos os direitos reservados . Regras de acesso